top of page

Trevor Sinclair
VP Accounts

22. QUAL A FORMA BÍBLICA DE BATISMO? Se Paulo em Romanos 6.4,5 associa o batismo com sepultamento, não há sepultamento completo apenas com partes do corpo e sim o corpo todo, no entanto, imergir é mergulhar todo o corpo na água (At.8.36). O batismo bíblico também é a obediência da ordem expressa de Jesus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt. 28.19).

 

23. QUEM É DEUS? (Is. 40.42; 44.6,8; 64.4). É um espírito pessoal perfeitamente bom que em seu santo amor cria, governa e dirige tudo. O único Deus vivo e verdadeiro, infinito e imutável; é onipotente (Ecl. 7.29; 8.6,9; 12.13,14), onisciente (Mt.10.30) e onipresente (Jr.23.23,24; Sl.139.7-14). É perfeito em santidade e justiça. Governa pelo seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o seu eterno propósito e graça. Deus é infinito em Santidade e em todas as demais perfeições por isso a Ele devemos todo o amor, culto e obediência. Em triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo. Pessoas distintas, mas sem divisão em suas essências.

 

24. QUEM É JESUS CRISTO? É o filho de Deus (Mc. 9.7), aquele que veio ao mundo para nos salvar, o prometido de Deus o Único e Suficiente Senhor e Salvador (Jo. 14.6 – Mt. 1.21 – Ef. 2.8). É o redentor da humanidade (Jo. 1.29). Ele é Deus, um dos elementos da trindade (Mt.28.18), o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5); é eterno e preexistente; seu nascimento foi virginal, através do qual tomou a natureza humana, reunindo, assim duas naturezas inteiras e perfeitas: a Divina e a Humana. Sua vida foi sem pecado; sua ressurreição foi corpórea.

25. QUEM É O ESPIRITO SANTO?  A terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é o nosso Consolador (Jo. 16.7); nosso confortador e nos ensina a olhar acima dos problemas e das situações (At. 7.55), nosso direcionador e aquele que convence (Jo. 16.8-11), nosso profundo intercessor e toma nossas dores sofrimentos (Rm. 8.26). Ele nos faz companhia (Jo. 14.16); Através de nós, Ele glorifica o Nome de Jesus (Jo. 16.13,14); Faz as obras do Pai (Jo. 16.13,14); Ensina-nos e nos faz lembrar de textos e ocorrências (Jo. 14.26); aumenta nossa convicção (At.6.8); Impressiona o mundo (At.6.10); Enche-nos de ousadia e coragem (At.5.29) etc.

 

Quando nos convertemos, ou aceitamos Jesus Cristo como único Senhor e suficiente Salvador, o Espírito Santo que é o autor deste acontecimento, passa a fazer parte da nossa vida (At.5.32); mas para executarmos a obra de Deus com mais eficácia e com resultados surpreendentes é necessário uma busca constante desta plenitude (At. 4.8 - At.6.8 - At.10.46...). Nunca devemos nos esquecer que: Ser batizado com o Espírito é ser salvo por ele, Ser cheio do Espírito é ser possuído por Ele. É dar oportunidade para que Ele atue em nós, e quando isso acontece Cristo não apenas passa a ser nosso salvador, mas Senhor de todo nosso viver e querer. Não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim.

 

26. PODE O CRISTÃO ORAR PARA PEDIR O ESPIRITO SANTO? O primeiro passo para uma vida cristã bem sucedida e autêntica, é pedir a salvação em Cristo e quando isso ocorre o Espírito Santo, vem habitar em nós e os nossos dons e talentos começam a ser aflorados (At.2.38), daí segue-se o desejo de fazer algo mais no Reino de Deus. Isso acontece porque os mistérios de Deus começam a ser desvendados e nossos olhos espirituais começam a ser abertos (Ef. 1.16-18). Após esse arrependimento, deve iniciar um desejo e uma busca constante para o recebimento do poder do Espírito para atuarmos com mais eficácia e com ousadia, a isso chamamos de Plenitude Espiritual ou Cheios do Espírito (At.2.4 – At.4.8 – At. 6.8).

(Mattityahu 1.1) (Mateus).

 

“Livro da geração de Yeshua Hamashiach, filho de David, filho de Avrahan”.

 

Yeshua, o Messias, é chamado de Jesus Cristo em outras versões em português. Yeshua é o nome de Jesus em Hebraico e Aramaico, os idiomas que Ele falava. Em seus mais de 30 anos na terra as pessoas os chamavam de Yeshua.

 

A palavra Jesus representa o esforço das pessoas que falam português ao tentar pronunciar o nome do Messias. A palavra “Iêsous” representa à tentativa das pessoas que antigamente falavam grego de pronunciar Yeshua.

 

O Messias. A palavra grega aqui é “Chiristos” que tem o mesmo significado que a palavra hebraica “Mashiach”, a saber: Ungido, ou aquele sobre o qual foi derramado.

 

A palavra hebraica para “Ele salvará” é yoshia, que tem a mesma raiz hebraica (Yud-shin-‘ayin) do nome Yeshua (yud-shin-vav-‘ayin). Assim, o nome do Messias é explicado com base naquilo que Ele vai fazer. Etimologicamente, o nome Yeshua é uma contração do nome hebraico Y’hoshua (em português “Josué”), que significa YHVH salva. Também é a forma masculina da palavra hebraica Yeshu’ah, que significa salvação.

Curso: Batismo e Discipulado

 1.      COMO PODEMOS SABER QUE TEMOS A VIDA ETERNA E A CERTEZA DA SALVAÇÃO? O texto de 1ª João 5.10-13 declara que:

a)      Aquele que crê no Filho de Deus, que é Jesus Cristo, tem em si mesmo, o testemunho que Deus lhe deu a Vida Eterna. (certeza através da Fé). Hb. 11.1

 

b)      A vida eterna esta em seu Filho, o Senhor Jesus. Quem tem o Filho de Deus, tem a vida eterna. Ao recebermos a pessoa de Jesus Cristo em nosso coração, recebemos Nele a vida eterna (é preciso crer na Palavra, a Bíblia).

 

c)      A Bíblia foi escrita para que todos os que crêem em o Nome de Jesus saibam que já possuem a vida eterna.

A certeza é que a salvação é garantida (1ª João 5.12), ela é eterna (1ª João 5.11), ela é instantânea e imediata (Lc. 23.43), ela é Única (At. 4.12), e ela é de graça (Ef. 2.8). O cristão permanecendo fiel, jamais perderá a salvação. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim (Jesus), tem a vida eterna” (João 6.47).

2.      O QUE É A IGREJA? É o corpo de Cristo, a sua noiva, edifício, rebanho e família de Deus. Planejada por Deus Pai, Profetizada e Edificada por Deus Filho, Dirigida pelo Espírito Santo. Cristo é o cabeça e o pastor das ovelhas, o Sumo Pastor, o pastor dos pastores (Ef. 4.11). A Igreja é um grupo de pessoas regeneradas e lavadas pelo sangue de Jesus Cristo, que se reúnem num mesmo lugar e sobre a orientação do Espírito Santo de Deus. Proclamam o evangelho, louvam ao Senhor e vivem de forma que Cristo seja visto através de suas vidas. A Igreja visível de Cristo é uma congregação de fiéis batizados e unidos uns aos outros na fé e na comunhão do Evangelho, que observam os mandamentos de Cristo e são governados por suas leis, exercendo os dons concedidos pelo Espírito Santo, mas isso não impede que nesta mesma Igreja tenha pessoas que não correspondem aos anseios da Palavra a vontade de Deus (Mt. 13.18-23; 36-43).

3.      QUEM É O CABEÇA DA IGREJA? Cristo é a cabeça da Igreja e devemos tributar total respeito a ela, porque qualquer ato, critica ou murmuração contra ela, estamos agredindo o próprio Cristo 1 Co. 12.27; Ef. 5.23; 1ª Cor. 3.9, 12.27; At.20.28; Efésios 2.19.

4.      COMO NOS FILIAMOS OU DESFILIAMOS DA IGREJA?

 

Ø      Pelo Batismo (Profissão de Fé), por transferência e Reconciliação.

 

Ø      Para desfiliação será concedida uma carta demissória quando houver:

a.       Mudança de domicílio, mudança de ministério, nesses casos, o membro precisa estar em plena atividade na igreja, e em caso de morte.

 

5. O QUE A IGREJA DEVE A SEUS MEMBROS? Amor, todos devem se amar mutuamente (Ef. 5.2). Oração, os cristãos devem interceder uns pelos outros (Ef. 1.16-18 - 3.14-21). Instrução, a igreja deve educar seus membros (Ef. 4.11-16). Fortalecimento e Compreensão, a igreja precisa dialogar com seus membros, procurando ajudá-los e conservar os laços de Fraternidade, vivendo em unidade (At. 2. 42-47; 4.32).

 

6.  O QUE OS MEMBROS DEVEM A IGREJA? Lealdade; devem ser defensores honestos da igreja (I Co. 1.10). Generosidade; devem dar o melhor de si para a igreja (II Co. 9.6-8; Mal. 3.10). Serviço; devem ser produtivos (Jo. 15.16). Amor; falar da igreja com muito carinho e respeito (Mt. 12.25). Oração; Colocar a igreja e seus líderes diariamente na presença de Deus (At. 12.5).

 

 

7. QUAL O VALOR DA DISCIPLINA NA IGREJA? Disciplina é a ação de instruir, educar e ensinar. Uma igreja disciplinada é uma igreja instruída, educada e ensinada. A disciplina é necessária para manter a Igreja dentro da pureza apostólica, evitando que ela se corrompa, caindo a vida espiritual, e se tornando como a Igreja de Laodicéia (Apo. 3.14-22).

 

8. QUAIS AS FORMAS DE DISCIPLINA?

 

a.       Formativo. Esta disciplina é exercida através de mensagens, estudos e orientações em geral (II Tm 3.16 – 4.2). Corretivo. Corrigir determinadas falhas dos irmãos, orientando-os a evitarem os deslizes e escândalos (Gl. 6.1).

9. QUAL A FUNÇÃO PRIMÁRIA DA IGREJA? É dar atenção à relação para com Deus e com Cristo e uma parte essencial da manutenção de uma correta relação com Deus é a adoração. A tarefa principal da Igreja enquanto espera o retorno de Cristo é a pregação do evangelho por todo mundo.

 

10. PARA QUE SERVE A IGREJA COMO UM CORPO? 1. Para destacar e desenvolver a diversidade de funções dos membros; 2. Para a pratica da solidariedade, pois não é difícil dizer que ama ao irmão, mas difícil é prestar solidariedade a este irmão quando mais ele precisa.

 

11. COMO IDENTIFICAMOS OS FILHOS DE DEUS? Aqueles que servem O pelo amor não pela lei ou imposições (Gl. 4.5); São amados e andam pelo amor (Ef. 5.1); São revestidos da fé e do amor e exercitam essas ações; São plenamente confiantes no grande Amor de Deus (I Jo. 3.10,11); Fazem a vontade do Pai Celestial (Mt. 12.50); o fruto do Espírito é desenvolvido em suas vidas: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Mansidão e Domínio Próprio. Embora possam não ser plenamente perfeitos, pelo menos devem lutar pela perfeição (Ef. 4.12-16).

 

12. PORQUE GUARDAMOS O DOMINGO? Porque foi nesta data que o Senhor Jesus Ressuscitou (Mc. 16.9).  Também era o dia oficial do culto dos cristãos primitivos e da Santa Ceia (At.20.7,11). Também relembra o dia da nossa redenção, assim como o sábado celebra o dia da criação. Também neste dia se deram fatos memoráveis como aparição de Jesus num total de 11 vezes

13. SANTA CEIA DO SENHOR JESUS? A ceia é para todos os que se dizem evangélicos, e se sentem preparados para usufruir dela. Se algum membro não ofereça condições para tomar ceia e deseja participar do corpo e do sangue de Cristo, a igreja não poderá impedi-la, pois a pessoa interessada deverá julgar-se a si mesma e nunca a igreja, pois à mesma, não lhe foi dado a função de Juiz e sim de orientadora (Lc.22.21; 1Co. 11.31,32). Também, caso alguém que não seja membro deseja participar, não poderá ser impedida, pois ninguém conhece o coração alheio, o ladrão da cruz foi perdoado, no ultimo instante de sua vida (Lc. 23.39-43). Quem poderia avaliar o coração do interessado para saber se esta havendo arrependimento interior ou não, e quem poderia garantir que aquele não seria o seu último minuto de vida? “Examina-se, pois o homem a si mesmo...” (1Co. 11.28). Examine a si mesmo e não aos outros.

14. QUAIS OS CONCEITOS SOBRE A CEIA E QUAIS SÃO SEUS ELEMENTOS? A Ceia foi Instituída e Ordenada por Jesus (Mt. 26.26-29 – Lc. 22.19 – 1 Co. 11.24-26); o corpo e o sangue são representados pelo pão e o vinho. A presença mística de Jesus na Ceia, é que Ele esta presente espiritualmente nos elementos da ceia, por isso confere graças. A Ceia também é Memorial, tudo é feito em memória Dele, em lembrança Dele.

15. O QUE A CEIA SIGNIFICA?

a) Memória do sacrifício físico de Jesus (I Co. 11.24).

b) Memória do novo pacto de Deus com os homens. Nova Aliança (I Co. 11.25).

c) Memória da morte, ressurreição e a volta de Jesus (I Co. 11.26).

16. QUAL O PROPOSITO DA CEIA MEMORIAL?

 a) Fazer com que cada salvo saiba e reconheça o preço da salvação.

b) Mostrar que no sacrifício de Cristo, Deus esta mudando o seu relacionamento com os homens.

c) Anunciar que o Senhor morreu pelos nossos pecados, mas ressuscitou e esta prestes a retornar.

James Johnson
Founder and Principal

Samantha Jones
Project Manager

17. QUAIS AS LEIS QUE DEVEM ORIENTAR A VIDA DOS DISCÍPULOS?

a)      A lei do amor (I Co. 13).

b)      A lei das confissões (Mt. 5.23-25).

c)      A lei do perdão (Lc. 17.3,4).

 

18. QUAIS AS ORDENANÇAS DE CRISTO? Batismo e Santa Ceia.

19. QUAL O TEXTO QUE ORDENA O BATISMO? Na instituição da grande comissão (Mt. 28.19).

 

20. QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO?

  • União com Cristo (Jo. 15.1-5).

  • Identificação na morte de Cristo (Fl.3.3-11).

Identificação com a realidade da ressurreição visível de Cristo. Batismo é união à Igreja; Comprometimento com o Reino de Deus aqui na terra. Recebemos o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como uma ordenança do Senhor Jesus àqueles que Nele crê e como uma forma de confissão publica da fé e arrependimento de pecados. Embora o batismo não possua poderes de salvação e sim de filiação e agregamento (At.2.41) É um complemento à salvação, pois a filiação e o agregamento caracterizam a obediência, o arrependimento e a conversão genuína é o passaporte para a Vida Eterna.

21. QUAIS AS FORMAS DE BATISMO? Imersão, Ato de mergulhar a pessoa. Efusão, entornar água na cabeça, numa quantidade maior e Aspersão, ato de colocar gotas de água na cabeça. Chamado também de batismo clinico, iniciado no 3º século.

“We're a small and growing consultancy. We look forward to meeting you and your team and helping you define your goals, develop solutions - and realize them! So what are you waiting for, let's meet" 

LET'S MEET

James Johnson, Principal James Consulting

Kim Bailey
VP Marketing

bottom of page