top of page

Curso sobre Batismo e Discipulado

prmedeirosieq@hotmail.com  Ministério Profético e Apostolico Pastor Medeiros

STRATEGIES

32. COMO A BIBLIA CHAMA O JULGAMENTO DOS IMPIOS? Julgamento do grande Trono Branco e todos os que rejeitam a palavra, comparecerão neste julgamento (Apo. 20.11-15).


33. O QUE É CÉU? É um lugar real e de gozo espiritual para onde irão todos os salvos por Jesus Cristo (Jo. 14.2,3). É um lugar na presença de Deus (Apo. 21.1-4). A localização exata do lugar chamado céu, não é definitivamente esclarecida. As Escrituras expressam que a sua localização fica em cima e não em baixo (At. 1.9 – 2Co. 12.4; 2Re 2.11; 2Co. 12.2; Jo 14.3; Apo. 21.3,4; 22.3-5), o oposto do inferno (Ez. 31.16; Is. 14.9).


34. O QUE É INFERNO? É um lugar de sofrimento onde serão eternamente punidos os que viverem rejeitando a Cristo. É um lugar preparado para o diabo e seus adeptos, todos aqueles que rejeitam o testemunho e a Palavra de Deus (Mc. 16.16 - Apo. 20.10).

35. QUAIS AS CLASSIFICAÇÕES DOS ANJOS? Bons e maus. Temos como anjos bons: Anjos, Arcanjos, Serafins e Querubins. Somos rodeados por anjos, eles se acampam ao redor daqueles que amam e obedecem a Deus (Sl. 34.7), nos guardam e nos protegem (Sl. 91.11,12 – Hb. 1.14)

36. E QUAIS SÃO OS ANJOS MAUS? Os que estão presos no tártaro e outros que estão em liberdade. As hierarquias dos anjos maus são: Principados, Potestades, Príncipes das trevas e Hostes espirituais da maldade (Ef. 6.12). Não podemos nos esquecer que existem também Principados do bem, mas não precisamos sofrer com a síndrome do pânico, porque embora as forças do mal vivam em nosso derredor procurando alguém para tragar, os anjos de Deus se acampam ao nosso redor (Sl. 34.7).



 

SOLUTIONS

29. QUAL A NATUREZA DO PECADO?O pecado descreve uma ação voluntária que incorre em culpa. Transgressão é desobediência voluntária à Lei de Deus que coloca limites à conduta do homem. Iniqüidade é praticar o pecado intencionalmente. Malignidade é a natureza intima do homem culpado, diz respeito a prática de atos malignos. Impiedade são ofensas cometidas contra Deus (Sl. 51.4; Rm. 1.18). Injustiça refere-se a um erro feito por um homem a outro. O homem é injusto como resultado de relações erradas com o seu próximo. Incredulidade refere-se a rejeição ao Reino de Deus e permanência nas trevas e no pecado. RESUMINDO: Tendência para o erro, ação errada em relação ao próximo e a descrença em Jesus (Sl. 51.5; Tg. 2.9; Jo. 16.8,9).

30. A SANTIFICAÇÃO É UM ATO OU UM PROCESSO? È uma Processo. Ela esta ligada tanto a conversão como a vida cristã. Santificação significa ser colocado à parte ou dedicado ao serviço de Deus. Santificação é um processo ligado com o crescimento na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe. 3.18). O maior obstáculo para o crescimento do cristão é a sua natureza carnal de orgulho pervertido e interesse próprio. Eva foi tentada em sua natureza em três pontos: 1. A FOME; “aquela arvore era boa para comer” 2. INTERESSE PRÓPRIO; “agradável aos olhos” 3. O ORGULHO “arvore desejável para dar entendimento”. “Concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida” (I Jo. 2.16,17). O homem hoje é tentado nas seguintes áreas: Na sua natureza; no seu relacionamento com Deus e em sua relação com o próximo.

31. QUANTOS TIPOS DE MORTE SÃO MENCIONADOS NAS ESCRITURAS Três e são elas: Morte Física que seria a separação entre o corpo e o espírito (Gn. 3.19); Jo. 11.14; Lc. 16.19-31). Morte Espiritual que seria a separação entre Deus e o espírito (Gn. 2.7; Gn. 3.6,7; Ef. 2.1). Morte eterna ou segunda morte que seria o sofrimento final do corpo novamente unido ao espírito, no caso do pecador não regenerado, ficando completamente separado de Deus e dos redimidos por toda a eternidade (Apo. 20.11-15; Apo. 21.8).

YOUR SUCCESS

27. O QUE É REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO E ILUMINAÇÃO? A Bíblia. Ela é a revelação de Deus, dando se a conhecer à humanidade. Ela é a Inspiração que seria o método que Deus usou para que o homem pudesse escrever o que Ele revelou de si mesmo. É a iluminação, que seria a capacidade que o Espírito Santo dá ao homem para que entenda o que foi revelado inspiradamente. Ela é a Palavra de Deus (2Tm 3.16), é a revelação da vontade de Deus sobre a humanidade (Dt. 29.29). Ela é infalível e imutável. Ela é composta de 66 livros divididas em 39 que compõe o antigo e 27 compõe o novo testamento.

 

Sua finalidade é a Salvação para o pecador e a edificação dos salvos na Graça de Cristo (II Tm. 3.14,15). Ela ensina, repreende, corrige, educa, aperfeiçoa e habilita o cristão. A bíblia é o “GPS” espiritual para os servos de Deus. Ela em si é o mapa, que indica o caminho que é Cristo, e através deste caminho chegaremos a Deus que é o Grande Tesouro que todo cristão precisa almejar.

 

28. HOMEM É A IMAGEM E A SEMELHANÇA DE DEUS. O que se subentende sobre isso? Significa que o homem é um ser criado com capacidade de pensar, querer e agir. Ele não é um robô e nem um ser alienado. É a semelhança de Deus no homem. Com a queda, ele não perdeu essa imagem e semelhança, mas as mesmas se tornaram ofuscadas pelo pecado (2Co. 4.4) e através do pleno arrependimento, ele passa a entender e a compreender sua natureza divina, e passa a obedecer aos princípios de Deus. Deus criou o homem para louvor de sua Glória, para exaltá-lo e prestar-lhe serviços.

Samantha Jones, Project Manager

INFORMAÇÕES SOBRE O DÍZIMO

 

37. A IMPORTÂNCIA DO DÍZIMO. Os dízimos e as ofertas são as formas de contribuição mais lógicas e coerentes com os ensinamentos do Novo Testamento para a manutenção da igreja e do templo:

 

a) “... Trazei todos os dízimos...” (Ml 3.7-10).

b) “... deveis, porém fazer estas coisas, sem omitir os dízimos...” (Mt. 23.23).

c) “... Abraão deu a Melquisedeque o dizimo de tudo...”. (Gn. 14.18-24.

d) “... De tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo” (Gn. 28.18-22).

e) “... o dizimo será santo ao Senhor” (Lv 27.30-32).

f) “... aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos...” (Nm. 18.20-32).

 

38. JESUS CRISTO ERA DIZIMISTA OU NÃO?

 

1.      João 21.25, diz que: Muitas coisas que Jesus fez, não foram registradas, e se fossem não caberia na bíblia.

 

2.      Mateus 5.17 diz que Jesus não veio para destruir a lei. Quando entramos no campo jurídico entendemos que DERROGAR quer dizer: extinguir uma lei parcialmente, ou seja, parte de determinada lei continua a valer, enquanto parte dela se extingue com a entrada em vigor de uma NOVA LEI. AB-ROGAR, termo usado por Jesus, quer dizer revogar ou extinguir uma lei por completo. Jesus Cristo não veio extinguir a lei, mas cumpri-la, então você acha que Ele foi hipócrita ou cumpriu a lei? Quem interpreta que Ele não era dizimista, estaria chamando O de hipócrita.

 

3.      Filipenses 2.8, diz que, Ele em tudo foi obediente a Deus até a morte. Analise bem: Como que alguém que ensina e que obedece aos homens em relação aos impostos, desobedeceria ao mais importante, que seria Deus no tocante ao dízimo? (Mt. 17. 24-27). Jesus Cristo tanto reconhecia a importância das finanças, que em seu ministério, falou 90 vezes em dinheiro. Dos 170 versos do Sermão da montanha, 22 falam em dinheiro.

 

4.      Em Mateus 23.23, Jesus exorta os escribas e fariseus dizendo: “Ai de vós que... dizimais da hortelã, do entro, do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas (ou seja, dizimar da hortelã, do entro e do cominho), sem omitir a justiça, a misericórdia e a fé.”, era isso que Jesus queria esclarecer aos judeus.

 

5.      Em Lucas 18.12, o fariseu declara textualmente que jejuava duas vezes por semana, e que dava o dizimo de tudo, Jesus o censurou, por vangloriar-se, e não por ser fiel.

 

6.      Em Marcos 12.41 a 44, Jesus se senta junto ao gazofilácio para observar, quem era realmente fiel, e quem realmente tinha fé em contribuir à obra de Deus. Sua censura não foi pelo fato deles contribuírem, mas sim por causa dos ricos, que dava o que lhes sobravam. Jesus se fosse contra a contribuição, não permitiria que aquela viúva entregasse tudo que ela tinha.

 

7.      Aqueles que sonegam os dízimos e as ofertas são piores do que aqueles que sonegam impostos ao Estado e Município e acima de tudo estão se declarando INIMIGOS DO SENHOR JESUS E PÉSSIMOS ALUNOS, pois Jesus disse: “Vós sereis meus discípulos, se fizerdes o que vos mando...” (Jo. 15.14).

 

“E você é um bom ou um mau aluno. Amigo ou inimigo do Reino e do Senhor?”

 

39. A BÍBLIA E O DINHEIRO. Mordomo é aquela pessoa que administra os bens alheios. A Bíblia diz que "nada trouxemos para este mundo, e nada deste mundo haveremos de levar". (l Tim. 6:7), diz ainda que: "do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos o que nele habitam". (SI. 24:1); A bíblia diz mais, ela diz que: "do Senhor é a prata e o ouro". (Ageu 2:8). Logo, sabemos como Cristãos, que somos meros mordomos, administra­dores dos bens de Deus. Se soubermos administrar estes bens com sabedoria, honestidade e sinceridade em cumprimento às deter­minações do Senhor conforme detalhadas na Bíblia, com certeza, Dele ouviremos: "deixa-te estar servo bom e fiel, sobre o pouco me foste fiel, sobre o muito te colo­carei". (Mt. 25.23); mas, "ao servo negligente, de­sonesto, infiel, até o pouco que tiver lhe será tirado". (Mt. 2529,30).

 

40. DIZIMO É PARA PROTEÇÃO, OFERTA É PARA MULTIPLICAÇÃO. Se você quer prosperar, construir, reformar, adquirir algo, negociar bem, melhorar a sua condição de vida, ampliar o seu patrimônio, faça GRANDES desafios através das OFERTAS (Lc. 6.38). Nunca diga: Se eu conseguir isso ou aquilo vou ofertar; Se Deus me abençoar e me der o que eu quero, ofertarei. Lembre-se; Deus não faz barganha com ninguém. Diga; Vou oferecer uma OFERTA PESADA, ALÇADA (alça, peso, valor) UMA OFERTA DE SACRIFÍCIO A DEUS, pois creio na sua provisão e mesmo que seja a única que eu tenho, mesmo assim ofertarei, pois O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARA (SI. 23.1; Ge.22.8). Em Lucas 6.38 esta escrito: DAÍ, "ofereça, sacrifique, oferte, faça desafios" e depois SER VOS-A-DADO, BOA MEDIDA, RECALCADA, SACUDIDA E TRANSBORDANTE. (Mc 12.11-44; Lc. 19.8; At. 2.44, 45; At. 4.32-37; 1Co. 16.2; 2Co. 8.15).

 

Dízimos e Ofertas é Adoração. Adore a Deus com suas mãos, com seu corpo, com sua voz, seus talentos, com seus bens, com os dízimos e ofertas etc. ADORE A DEUS POR COMPLETO, AFINAL VOCE DESEJA SER ABENÇOADO (A) POR COMPLETO.

STRATEGIES

 

41. DIREITOS E DEVERES. SÃO DEVERES DOS MEMBROS:

 

  1. Participar assiduamente dos cultos, bem como apoiar
         e participar das atividades da Igreja.
  2. Cooperar fiel e ativamente quanto ao sustento da
         Igreja com seus Dízimos e Ofertas.
  3. Submeter-se as correções e exortações do ministério
         Pastoral e liderança da Igreja, com humildade evitando atitudes que venham
         gerar conflitos ou facções no seu âmbito.
  4. Desempenhar com fidelidade os cargos para os quais
         foi nomeado ou eleito.
  5. Zelar pelo bom testemunho do Evangelho, pela
         reputação de seus irmãos em Cristo, bem como pelo nome da Igreja de Cristo
         e de seus ministros.
  6. Comunicar-se com a Igreja dando-lhe ciência imediata
         quando dela for se ausentar por um período acima de uma semana (07dias),
         quer por motivo de saúde, trabalho, estudo ou viagens.



 

 

 



Testimonial

bottom of page